A pesquisa

Por Isabella Mustafé

No Brasil, o modelo de Economia Criativa adotado institucionalmente pelo Ministério da Cultura (MinC) é composto por 5 grandes grupos, subdivididos em 19 setores criativos: Patrimônio Cultural Material, Patrimônio Cultural Imaterial, Arquivos, Museus, Artesanato, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Afro­Brasileira, Artes Visuais, Arte Digital, Dança, Música, Circo, Teatro, Audiovisual, Livro e Publicações Impressas, Moda, Design e Arquitetura. A análise quantitativa de cada setor foi sistematizada em um livro digital.

O OBEC GO utilizou o modelo de Economia Criativa adotado institucionalmente pelo Plano da Secretaria da Economia Criativa (2012). Assim, foram pesquisados 19 setores criativos divididos em 5 grandes campos (Patrimônio, Expressões Culturais, Artes do Espetáculo, Criações Culturais e Funcionais, e Campo do Audiovisual e livro): Arquivos, Museus, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial; Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Culturas Populares, Culturas Afro-brasileiras e Culturas Indígenas; Circo, Dança, Música e Teatro; Audiovisual e Publicações e mídias impressas; Arquitetura, Design e Moda.

No mapeamento realizado, a equipe OBEC-GO optou por mensurar quantitativamente a participação dos setores criativos no Estado no mercado formal a partir de duas dimensões: a setorial e a ocupacional. Considerando que a economia brasileira é caracterizada por elevado grau de informalidade, é necessário adotar um parâmetro conforme a estrutura dos bancos de dados institucionais. O principal banco de dados utilizado foi a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Esse banco é alimentado por meio de declaração anual obrigatória que as empresas em atividade e que possuam ao menos um funcionário com vinculo CLT reportam ao Ministério do Trabalho e Emprego. A partir de extrações realizadas foi possível identificar a quantidade de empresas que atuam nos setores criativos, onde elas estão localizadas (mesorregião), a quantidade de pessoas que elas empregam, assim como identificar a quantidade de trabalhadores registrados em ocupações criativas.